A Lipoaspiração e a Lipoescultura estão entre os procedimentos mais procurados. Entretanto, muitos pacientes têm medo de fazê-los por ouvir dizer que não é tão seguro, que é o procedimento com o maior número de incidentes, ou simplesmente por desconhecerem os processos que envolvem ambas as cirurgias.
Tanto a Lipoaspiração quanto à Lipoescultura são procedimentos cirúrgicos e, assim sendo, têm certo grau de complexidade e envolvem riscos. Entretanto, como todo risco cirúrgico, os riscos desses procedimentos estéticos podem e devem ser minimizados por cuidados básicos, tanto por parte do paciente quanto da equipe.
O primeiro passo para diminuir significativamente os riscos de uma Cirurgia Plástica, seja ela qual for, é escolher um bom cirurgião. Portanto, busque ao menos duas opiniões distintas de profissionais cadastrados na SBCP (Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica) para se informar antes de tomar qualquer decisão. Os médicos cadastrados por esta entidade, são treinados, possuem ao menos duas residências (a de cirurgia geral e a de cirurgia plástica) e procedem conforme o código de ética médica. Para saber se um cirurgião faz parte da SBCP, basta entrar no site da entidade e procurar o nome dele.
O cirurgião capacitado irá informar-lhe sobre os exames e procedimentos pré e pós-operatórios, riscos cirúrgicos e até mesmo se o seu caso específico envolve algum risco maior e se esse risco vale a pena.
Além disso, antes de decidir por uma Lipoaspiração ou Lipoescultura, é essencial saber a diferença entre eles e qual está adequado a sua expectativa. A Lipoaspiração retira pequenos excessos de gordura localizada de várias partes do corpo. Na Lipoescultura, após o processo de Lipoaspiração de gordura em determinadas áreas, o material retirado é devidamente preparado e enxertado em outras partes do corpo com fins de preenchimento.
Depois de saber essa diferença básica, antes mesmo de consultar um médico, é bom saber o que esperar da cirurgia. Muitas pessoas se enganam achando que a Lipoaspiração é uma cirurgia para emagrecimento. Isso é falso e ter essa expectativa pode ser bem frustrante. A única cirurgia de emagrecimento é a bariátrica. A Lipoescultura e Lipoaspiração são procedimentos indicados para pessoas já dentro do peso com intuito de eliminar algumas gorduras localizadas que os exercícios e a dieta não são capazes. Aliás, em hipótese alguma a cirurgia de Lipoaspiração é substituta de hábitos saudáveis, com uma rotina de exercícios regulares e dieta balanceada.
A cirurgia deve ser feita em um centro cirúrgico e por um profissional autorizado pela SBCP após um pré-operatório meticuloso, com exames de risco cirúrgico e todos os outros que se fizerem necessários e o paciente deve seguir à risca todas as orientações do médico.
O procedimento remove a gordura localizada aspirando-a por um tubo oco de aço inoxidável (cânula), com a assistência de um aparelho produtor de vácuo. O tubo entra na pele por pequenas incisões, pelas quais geralmente é infiltrada uma solução de soro fisiológico e adrenalina para reduzir o sangramento. O procedimento é realizado com anestesia, podendo ser local, peridural ou geral.