A associação para muitos é imediata: Lipoaspiração e lipoescultura significa emagrecer.
Essa associação é errada e perigosa. Errada porque a única cirurgia que realmente envolve emagrecimento é a bariátrica. Perigosa porque essa ideia pode criar nos pacientes uma expectativa irreal sobre esses procedimentos. As cirurgias que envolvem a remoção de gordura são indicadas para retirar a gordura localizada, ou seja, pequenos volumes de gordura e pele que são impossíveis de serem eliminadas com exercícios.
O paciente que pretende realizar esse tipo de cirurgia tem de estar em seu peso ideal, mas com um excedente pequeno de gordura que, por diversos fatores, não se resolvem com dieta e exercícios. Ainda assim, a cirurgia não substitui hábitos saudáveis, uma rotina de atividade física e uma dieta balanceada. Se o paciente não entender isso, provavelmente em pouco tempo terá de novo as gorduras localizadas.
A lipo e a cirurgia bariátrica
Parte da crença popular de que a Lipoaspiração e a Lipoescultura são cirurgias emagrecedoras vem do fato de pacientes que se submetem à cirurgia bariátrica e redução de estômago comumente se submeterem também a estes procedimentos. De fato, esta é uma associação recomendável, mas não é tão simples.
Após uma grande perda de peso e massa corporal, como a proporcionada pela cirurgia bariátrica, o corpo tende à flacidez, uma vez que começa a sobrar pele. E pele, bem como quantidades pequenas de tecido adiposo (gordura), não são eliminadas com exercícios, portanto a única solução nesses casos é a Lipoaspiração. Contudo, diferentemente do que muitos pensam, a associação dessas cirurgias não é imediata. Para estar apto a submeter-se a uma lipoaspiração, o paciente que passou pela cirurgia bariátrica, após a recuperação, tem que seguir uma rigorosa rotina de dieta e exercícios, até que o corpo queime todo o excedente de gordura que ele for capaz. Só então, quando a flacidez for majoritariamente excedente de pele, é que a lipoaspiração é realizada.
Quem pode fazer
Uma cirurgia como a lipoaspiração não pode ser realizada em qualquer paciente. E a prova mais cabal que ela não é uma cirurgia emagrecedora é que uma das condições primordiais do paciente para que ele faça uma lipoaspiração é que ele esteja dentro de seu peso. Os bons candidatos a uma lipoaspiração são pessoas ativas, que praticam exercícios físicos, mantém uma dieta saudável e estão dentro do peso normal, mas que, ainda assim sofrem com um acúmulo indesejado de gordura e pele incapaz de serem corrigidas somente com hábitos saudáveis.
Para saber mais, acesse www.felipepatrus.com.br/Lipo