De acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), o Brasil já é medalha de prata entre os países que mais fazem plásticas no mundo, com mais de 600 mil operações realizadas por ano. Dentre os pacientes, aproximadamente 70% são mulheres. Confira, então, os cinco tipos de procedimentos mais procurados no país!
1º. Lipoaspiração: cirurgia que aspira o excesso de gordura do corpo através de uma cânula de sucção.
2º. Mamoplastia: aumento das mamas por meio do implante de uma prótese de silicone.
3º. Abdominoplastia: cirurgia que modela o abdômen, retirando gordura e flacidez.
4º. Blefaroplastia: correção das pálpebras caídas e da flacidez muscular da região abaixo dos olhos.
5º. Ritidoplastia: técnica que recupera a elasticidade da pele do pescoço, eliminando rugas e marcas de expressão.
Saiba mais informações sobre as cirurgias mais procuradas!
A mamoplastia de aumento é a cirurgia plástica indicada para as mulheres com seios pequenos e insatisfeitas com essa característica, seja ela natural ou causada por uma grande perda de peso.
Durante o procedimento, é feita uma pequena incisão para inserir a prótese de silicone. Ela pode ser colocada por cima ou por baixo do músculo peitoral, dependendo do resultado esperado pela paciente, da sua estrutura física e da quantidade de pele e gordura que possui na região.
Não. Cada prótese possui formas (em gota ou redonda), perfis (alto, baixo ou médio) e tamanhos diferentes. A escolha do silicone é feita pelo cirurgião plástico após conversar com a paciente sobre as suas expectativas (como mamas mais naturais, mais empinadas, etc.) e as suas características físicas.
A partir dos 16 anos, desde que autorizado pelos pais.
As alterações da face próximas aos olhos são algumas das mais visíveis e acentuadas durante o processo de envelhecimento. Por isso, as cirurgias plásticas nessa região estão entre as mais procuradas no mundo, por homens e mulheres. Em alguns casos, essas alterações também podem prejudicar o campo de visão. E é por isso que as intervenções cirúrgicas contribuem não só para o aumento da autoestima como também com o bem-estar dos pacientes. Conheça-as!
Algumas gordurinhas são simplesmente impossíveis de se remover, mesmo com dietas e exercícios físicos. Para esses casos se faz o procedimento de lipoaspiração, em que se retiram pequenas quantidades de gordura do corpo, através de cânulas.
O procedimento é reconhecido pela SBCP e regulamentado pelo CFM, órgãos que impõe uma série de normas. Qualquer nome para além de lipoaspiração não é reconhecido e trata-se de variações da mesma técnica com nomes comerciais.
As outras variantes, muitas vezes, são feitas com anestesia local. Por isso, o volume de gordura a ser retirado é bem menor. Além disso, usam-se técnicas não infiltrativas de lipoaspiração, tais como ultrassonografia, para facilitar a retirada de gordura.
Até aí, tudo bem. No entanto, é preciso prestar atenção com aqueles que usam desse nome comercial para burlar as normas. Isso porque, de acordo com o Conselho Federal de Medicina (CFM), as cirurgias de lipoaspiração devem ser feitas por um cirurgião (todos os cirurgiões plásticos da SBCP têm residência em cirurgia geral e plástica), em ambiente clínico, com recursos para atender quaisquer problemas vindos da cirurgia.
No entanto, como o CFM trata apenas da lipoaspiração, muita gente alega que as “outras formas de lipo” não precisam seguir esses critérios.
Por isso, preste atenção: qualquer lipo deve ser feita por um cirurgião plástico da SBCP.
A abdominoplastia é uma das cirurgias plásticas mais realizadas no Brasil. Mas você sabe como ela é feita? Confira!
Essa é uma dúvida muito comum da maioria das mulheres que sonham em fazer esta cirurgia.
A abdominoplastia pode ser realizada antes ou depois da gravidez. Mas, depois da cirurgia, é preciso esperar cerca de um ano para engravidar, visando a melhor recuperação do reparo cirúrgico.
Contudo, o procedimento é mais indicado após a mulher decidir não ter mais filhos. Isso porque se voltar a engravidar após realizar uma abdominoplastia, a pele da barriga esticará de novo, perdendo todo o efeito alcançado com a cirurgia.
Para saber mais, consulte o seu médico. E não se esqueça de que só estão aptos para realizar cirurgias plásticas os membros da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica!