A Rinoplastia, ou Cirurgia de Nariz, há muito tempo é um dos procedimentos mais procurados nos consultórios de Cirurgia Plástica. Esta cirurgia melhora o contorno do nariz do paciente, aumentando, diminuindo e remodelando-o, tornando o nariz mais proporcional ao rosto.
Além disso, a Rinoplastia pode ser extremamente importante para o paciente respirar melhor. Em outras palavras, a Rinoplastia não é necessariamente estética ou somente estética. Aliás, em alguns casos, é recomendada até para crianças com certas dificuldades respiratórias. Isso porque essa cirurgia altera e refaz algumas estruturas nasais que podem estar relacionadas à dificuldades respiratórias.
Entretanto, mesmo sendo um procedimento bem seguro, continua sendo uma cirurgia e em um local bastante evidente, o que acaba suscitando dúvidas e preocupações sobre o procedimento. Uma das principais questões, justamente pela evidência do nariz no rosto é com relação às cicatrizes. Falar de risco zero em cirurgia é impossível, então existe sim um pequeno risco de cicatrizes desfavoráveis. Contudo tais riscos são minimizados se o paciente consultar e conversar com ao menos dois profissionais autorizados pelas SBCP e seguir fielmente as suas orientações no pré e pós-operatório. No geral, contudo, a cicatriz da Rinoplastia é muito discreta, ficando entre as narinas, sendo que a maioria delas ficam na parte interna, portanto, imperceptíveis.
Outro ponto muito importante de ser abordado com relação à Rinoplastia são as expectativas do paciente. Primeiramente é preciso que fique clara a impossibilidade de ser ficar com o nariz idêntico de alguém famoso ou familiar. Os resultados são conforme a anatomia do paciente, e esta é única em cada um. O paciente pode, porém, esperar um nariz reto, harmonioso e uma respiração melhor. De toda forma, a tecnologia atual permite fazer uma previsão do resultado da Rinoplastia. Através de um software específico podemos ter uma noção do resultado e da melhora da harmonia do rosto. Desta forma o planejamento cirúrgico pode ser mais acurado e as expectativas menos fantasiosas.
Quando falamos em Rinoplastia, os aspectos pós-operatórios também são muito abordados. Nos primeiros dias o nariz realmente fica inchado e uma preocupação pertinente é com relação ao uso de óculos. Se você depende de óculos para trabalhar, recomenda-se que faça a rinoplastia com bastante tempo de folga, pois durante a recuperação não é recomendável o uso de óculos por ao menos 4 semanas. Em verdade, mesmo se você não usa óculos de grau é bom garantir pelo menos 4 semanas para recuperação do nariz antes de voltar às suas atividades, afinal, se trata uma área do corpo muito exposta e sensível.
Por fim, o paciente deve ter em mente que, por ser uma estrutura cartilaginosa, em casos de retificação e mudança de posição, existem chances de o nariz voltar a sua posição original. Entretanto, esse retorno, se acontecer, pode demorar anos.