A mamoplastia de aumento é o sonho de muitas mulheres e, por isso, uma das cirurgias plásticas mais realizadas no mundo. Só que, após decidir passar pelo procedimento, o desejo é sair da mesa de operação completamente pronta para desfilar os novos seios por aí. E não é bem assim…
EM QUANTO TEMPO AS PRÓTESES SE ACOMODAM?
A resposta pode ser um pouco frustrante, mas a verdade é que isso varia de acordo com a paciente, já que cada organismo é único. No geral, o inchaço é comum nos 30 primeiros dias e a mama assume um formato natural dentro de seis meses. É importante comparecer a todas as consultas após a operação para que o médico avalie a sua recuperação e oriente quanto ao uso de acessórios, dentre eles o sutiã cirúrgico e a faixa mamária.
SEIOS MAIORES OU MAIS DUROS?
Se você está buscando seios mais duros, saiba que essa não é a função do silicone. É verdade que, em alguns casos, esse efeito é adquirido, mas a prótese deve ser utilizada para aumentar as mamas e não para endurecê-las. Isso acontece com algumas pessoas porquê…
- Quando a mulher tem pouca glândula e gordura, a consistência da mama fica praticamente igual à consistência das próteses, pois elas serão o maior conteúdo daquela região.
- Para evitar essa aparência, a consistência das próteses atuais está cada vez mais semelhante à mama de uma pessoa jovem – mais natural e firme – e não endurecida.
- O endurecimento exagerado dos seios pode significar formação de contratura capsular em torno das próteses.
- Dependendo da intensidade da contratura podem ser recomendados tratamentos não invasivos – com medicações e ultrassonografia – ou, em casos mais graves, uma nova cirurgia para retirada da cápsula.
QUAL MODELO DE PRÓTESE ESCOLHER?
Quando chega a hora escolher a prótese para os “novos seios”, muitas mulheres se veem cercadas por dúvidas. Porém, a decisão pode ser bem simples! Basta ter em mente que, para obter um resultado natural, o implante deve estar adequado à sua estatura, peso e tamanho do tórax.
Veja, a seguir, alguns tipos de prótese e suas indicações:
- Redonda perfil alto: ideal para mulheres com tórax proporcional e mamas pouco volumosas. Além de aumentar o tamanho, essa prótese levanta o “decote”, deixando-o mais atraente e sensual.
- Cônica de perfil super alto: ideal para mulheres com tórax estreito e/ou mamas de tamanho pequeno. Trata-se de um modelo de prótese discreta, mas que proporciona uma significativa projeção dos seios para frente.
- Perfil baixo ou moderado: modelo com maior diâmetro e pouca projeção.
- Embora seja uma prótese pouco utilizada, as mulheres que desejam seios delicados e firmes podem se beneficiar com essa opção.
- Perfil anatômica ou prótese “gota”: o silicone fica concentrado na parte inferior dos seios. Ideal para reconstrução da mama após o câncer, pois proporciona um efeito extremamente natural, sem grandes projeções ou marcação do decote.