O pós-operatório é um tema extremamente importante e, por isso, insisto tanto em falar de sua importância. Muita gente imagina o bisturi do médico como uma varinha de condão e que vai sair imediatamente recuperado após a cirurgia.
Não é bem assim. Cirurgia Plástica não é milagre, e os resultados de seu procedimento dependem – e muito – de seu esforço pós-operatórios, e deslizes nesse período podem comprometer tanto o resultado pretendido quanto a sua saúde.
Isso quer dizer que os resultados nem aparecem imediatamente e nem serão tão bons se você não obedecer à risca às recomendações de seu médico após o procedimento. Essa etapa não pode ser desprezada, aliás, é parte indispensável para o sucesso efetivo de sua cirurgia.
O período de recuperação varia conforme cada cirurgia e cada paciente, então, mesmo que o paciente já se sinta apto a tirar curativos ou a realizar algumas tarefas, quem pode fazer essa liberação é o Cirurgião Plástico. Não se apresse, dê tempo ao seu corpo, pois ele precisa de tempo para se recuperar e o bom resultado da cirurgia depende disso.
Isso inclusive é mais um motivo para você ter muito cuidado ao escolher seu cirurgião, afinal seu relacionamento com ele vai para muito além do término da cirurgia. Isso porque mesmo após o pós-operatório. Isso porque os resultados de uma cirurgia podem variar, seu corpo pode mudar – sobretudo com mudanças hormonais e de hábitos.