Os homens estão cada vez mais no bisturi, para se ter uma ideia, eles já representam 20% das cirurgias plásticas realizadas no Brasil. A quantidade de cirurgias plásticas entre eles é cada vez maior, sendo a ginecomastia, implante capilar, lifting facial e a lipoaspiração os procedimentos mais procurados. Contudo, na busca pelo corpo perfeito, outra técnica em constante expansão é o implante de silicone para homens, com intuito de exibir músculos maiores e bem mais definidos.
Apesar do número crescente de homens buscando o silicone, eles apresentam comportamento muito distinto das mulheres, tanto com relação ao resultado esperado com a plástica, tanto na forma de proceder. Enquanto as mulheres procuram resultados mais vistosos e grandes volumes, homens buscam resultados naturais, mas que deixem o corpo mais definido.
Um exemplo claro disso é a prótese mamária masculina (sim elas existem). As próteses deles são bem menos volumosas e o formato é completamente diferente. Em geral são conhecidas como próteses peitorais e tem por objetivo deixar o peitoral mais definido e menos flácido. As próteses peitorais não possuem grande volume, pois, se ultrapassarem uma certa quantidade, deixam os resultados muito artificiais e alteram as proporções do corpo do homem.
Mas não é só no peitoral que eles colocam próteses. Aumentar o bíceps, por exemplo, é um desejo de muitos homens que, muitas vezes, não pode ser alcançado apenas com a malhação. Para esses casos o implante de silicone é uma alternativa.
Evidentemente, milagres não acontecem, mesmo com a prótese, assim que possível, o homem deve voltar à musculação e à prática de exercícios físicos, até para manter os efeitos estéticos obtidos com a cirurgia. Por outro lado, é necessário ressaltar que o aumento excessivo da musculatura onde há uma prótese de silicone pode deixar os músculos desproporcionais, por isso é essencial conversar com o cirurgião para escolher os tamanhos e próteses ideais ao biótipo do paciente.