O mês de novembro é o mês dedicado ao cuidado e a prevenção câncer de próstata, a famosa campanha do Novembro Azul. Apesar de tanta informação pela prevenção e os riscos da detecção tardia da doença, o câncer prostático aflige e mata muitos homens.
Os números são impressionantes. Segundo o INCA, Instituto Nacional do Câncer, anualmente são registrados 61.200 novos casos de próstata no Brasil. A cada 7 homens um será diagnosticado com neoplasia da próstata em algum momento da vida, e um em 39 morrerá da doença.
O câncer de próstata é uma doença silenciosa e grave. No entanto é tratável, desde que o diagnóstico seja feito precocemente. O grande problema é que a única forma de detecção primária da doença é o exame de toque retal. Por mais incrível que possa parecer, ainda hoje, muitos homens têm preconceito com relação ao exame e preferem arriscar as suas vidas a visitar o urologista.
O Novembro Azul foi criado justamente para relembrar a importância da prevenção e combater os preconceitos, através de informação e conscientização. Homens a partir de 50 anos (40 se estiver no grupo de risco) ou que tiveram alguma alteração no exame de PSA devem, anualmente se submeter ao exame.
Não se esqueça que cuidar da sua saúde é cuidar também das pessoas ao seu redor. Então, deixe de lado o preconceito. Ele jamais valerá a sua vida.