Os mitos da medicina popular

Dizem que de médico e louco todos temos um pouco. E às vezes até parece verdade, afinal crescemos ouvindo vários tipos de curas e tratamentos caseiros, ensinados desde os tempos de nossos avós.  Também aprendemos desde cedo um monte de coisas que, segundo os mais velhos, fazem bem e outras que fazem mal ao nosso corpo.

Mas nem sempre as curas dos antigos são efetivas. Na verdade, muitas das vezes o que fazemos é só piorar a situação. Conheça 10 mitos e verdade sobre medicina e tratamentos populares:

 

  • Aplicar pasta de dente em queimaduras:

 MITO!

Na verdade, os mais antigos pensavam que a pasta de dente era indicada em casos de queimadura por ela causar uma sensação de alívio. Essa sensação de frescor, causada pelo fato de a pasta de dente ser mais fria, na verdade nos ilude. Isso porque, as pastas de dente possuem em sua composição substâncias abrasivas que podem, na verdade, agravar a queimadura.

Em caso de queimaduras não se deve usar nada além de água corrente, ou nem mesmo isso em alguns casos. O importante quando alguém se queimar é sempre proteger a área queimada com um pano limpo e buscar socorro imediato.

 

  • Urinar em caso de queimaduras com água viva:

MITO!

A composição da urina na verdade costuma agravar a queimadura. Nesse caso o que deve ser feito enquanto o socorro não chega, é a remoção dos tentáculos restantes e, se for possível, aplicar vinagre na área atingida.

 

  • Cuspe e saliva nas feridas:

MITO!

Esse mito, muito comum no interior, vem, na verdade dos animais. Acostumamos a ver animais domésticos, sobretudo os cães, a lamberem as suas feridas e presumimos que isso ajuda a cicatrização.

Pelo contrário. A saliva, e seu caráter ácido, atrapalha a cicatrização e pode até aumentar a contaminação. Nos casos de feridas pequenas, é preciso lavar e desinfetar o local com água e sabão antes de fazer um curativo simples. Nos casos de feridas graves, antes de procurar o médico, não se deve desinfetar o local, apenas protegê-los com panos limpos e secos. Além disso, não se deve nunca retirar objetos encravados, como facas ou cacos de vidro que estão provocando grandes feridas.

 

  • Posso retirar grandes furúnculos em casa:

MITO!

Definitivamente não se pode fazer a retirada de furúnculos em casa. Esse procedimento precisa ser realizado por um médico, pois, em casa, sem a higienização adequada, a retirada do furúnculo pode acarretar em infecções sérias.

 

  • Gargarejo com água e sal, água oxigenada, vinagre, bicabornato de sódio, camomila e arnica em caso de dor de garganta:

VERDADE!

Evidentemente que em casos mais avançados de infecções na garganta, o médico deve ser procurado para ministrar antibióticos. No entanto, um princípio de irritação na garganta, ou mesmo como tratamento complementar aos antibióticos o gargarejo com essas substâncias, que possuem propriedades antissépticas, pode ajudar.

 

  • Pasta de dente em espinhas:

MITO!

O tratamento de acnes geralmente é feito com substâncias abrasivas (ácidas) e como a pasta de dente também possui substâncias com essa característica, tendemos a crer que o uso dela em cravos e espinhas é benéfico. Porém, as pastas de dentes contém substâncias nocivas à pele e que podem causar queimaduras, irritação e ressecamento.

 

  • Sauna faz bem para pele:

VERDADE!

Com moderação, a sauna pode trazer benefícios para a pele. Não há comprovação que o suor libere diretamente as toxinas, mas, de fato, ajuda muito na eliminação das impurezas. Além disso, o calor da sauna provoca vasodilatação, melhorando a oxigenação dos poros. Contudo, o excesso de tempo na sauna pode trazer prejuízos para a pele, circulação e coração.

 

  • Após bater a cabeça fortemente, devo manter a pessoa acordada:

MITO!

Na grande maioria das vezes dormir após um trauma na cabeça não traz nenhum risco à vida. Contudo, se você ou alguém próximo bater a cabeça fortemente é imprescindível a busca de um médico para certificar que não houve nenhuma consequência mais grave.

 

  • Raspar os pelos, faz eles crescerem mais grossos e mais rápido:

MITO!

Raspar os pelos não faz a menor diferença em sua espessura, tampouco na velocidade de seu crescimento. Esse mito surge simplesmente de uma falsa impressão, quase que uma ilusão de ótica. Isso porque, além de já sofrerem um certo desgaste, as pontas dos pelos são naturalmente mais grossas. Assim, se você raspa os pelos constantemente, sempre deixara visível a parte mais grossa de seus pelos, dando a impressão que o pelo engrossou.

 

  • É melhor lavar os cabelos com água fria:

VERDADE!

A água fria acalma o couro cabeludo e deixa o cabelo menos oleoso. Já a água quente, além de ressecar o cabelo, agredindo a queratina, ajuda a quebrar os fios

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?