Mentoplastia, ou cirurgia do queixo, é a cirurgia plástica para o aumento, redução e contorno do queixo do paciente a fim de deixar os contornos faciais mais proporcionais, seja por motivos estéticos, seja para reparar algum dano posterior pós-traumático. Essa cirurgia pode afinar, aumentar, avançar ou recuar o queixo, através de próteses ou mesmo por intervenção na mandíbula.
A mentoplastia atende a ambos os sexos. O queixo de homens e mulheres são muito distintos. Em geral, os homens têm queixos mais largos e projetados, enquanto as mulheres têm queixos mais finos e delicados. Assim, os Homens buscam essa cirurgia para terem queixos mais protusos e largos, combinando mais com o aspecto de sua face. Para tanto podem até se valer de próteses de silicone para prolongar a mandíbula ou através do avanço do próprio osso.
O objetivo das mulheres que submetem à mentoplastia, comumente passa pela afinação do queixo, deixando-o mais delicado e proporcional ao rosto. Esta cirurgia pode ser feita diretamente no osso , recuando a mandíbula e a reposicionando para uma angulação mais harmoniosa.
Esse tipo de cirurgia exige, no pré-operatório, um estudo das proporções do rosto do paciente (cefalometria), para definir o melhor método de intervenção cirúrgica. Em alguns casos, já no planejamento operatório, o cirurgião pode indicar a rinoplastia, uma vez que a mudança no tamanho do queixo pode mudar também o tamanho percebido do nariz. Assim, para manter a proporção adequada, faz-se essa combinação cirúrgica.
Saiba mais em www.felipepatrus.com.br/Aumento-do-queixo