A Cirurgia Plástica pode realizar muitos sonhos. E tratar de sonhos é sempre algo muito sério e uma responsabilidade enorme. Por isso, nós médicos precisamos sempre enfatizar que, apesar de realizar muitos sonhos, a Cirurgia Plástica é uma ciência e não magia. Isso quer dizer que o sucesso da realização deste sonho depende de vários fatores, inclusive do paciente.
O primeiro é a escolha do médico. Decidir por uma cirurgia é uma decisão muito importante, mas ainda mais importante é a escolha de quem vai operá-la, afinal você está colocando sua saúde e sua vida nas mãos de alguém. O relacionamento com o seu Cirurgião Plástico deve ser de extrema confiança, transparente a ponto de ele deixar claro que mesmo que todos os procedimentos aconteçam conforme o planejado, o corpo de cada ser humano é único e os resultados podem não ser exatamente como o planejado.
Além disso, essa relação deve começar muito antes da cirurgia e terminar bem depois. Ele deve estar a par e auxiliar o seu projeto operatório, dar indicações e tirar dúvidas. Posteriormente, a manutenção desta relação é fundamental mesmo após o pós-operatório. Isso porque os resultados de uma cirurgia podem variar, seu corpo pode mudar – sobretudo com mudanças hormonais e de hábitos. Assim, é fundamental visitas regulares após a realização da cirurgia. Sem cuidados posteriores, a cirurgia se torna em vão. O corpo muda e nossos hábitos ajudam a moldá-lo. Portanto, não adianta fazer diversos procedimentos e não se cuidar depois.
É preciso ter em mente que qualquer promessa miraculosa deve ser encarada com desconfiança. Seu corpo requer tempo de recuperação e o cirurgião precisa saber tudo o que se passa nele para minimizar os riscos. Então escolha bem seu cirurgião, pois qualquer procedimento cirúrgico envolve risco e os cirurgiões passam por anos de treinamento para estarem aptos a realizá-los.