O procedimento
A Otoplastia, ou cirurgia de orelhas em abano, é realizada para obter um contorno mais adequado das orelhas. Geralmente por questões genéticas, as orelhas em abano têm as seguintes características:
- Apagamento da curvatura das orelhas denominada anti-hélice
- Afastamento das orelhas da cabeça formando uma angulação muito aberta entre elas
- Aumento da cartilagem mais interna das orelhas, denominada concha.
Os principais objetivos da Otoplastia são:
- Um resultado natural, sem dobras acentuadas na cartilagem
- Cicatrizes inaparentes
- Angulação adequada entre as orelhas e cabeça.
Perguntas Frequentes
Pré-Operatório
Todos os exames pré-operatórios deverão ser realizados conforme a indicação de cada paciente. Existem medicações, como anticoagulantes, que devem ser suspensas. O jejum deve ser de no mínimo oito horas antes da cirurgia.
Pós-Operatório
No pós-operatório deverá ser respeitado repouso relativo. Durante este período, o paciente deverá tomar os seguintes cuidados:
- Usar a faixa prescrita por, no mínimo, 30 dias
- Evitar trauma direto nas orelhas, inclusive trações
- Não carregar peso por 30 dias.
Quais são as indicações?
A Otoplastia é indicada em casos de orelhas proeminentes que causem distúrbios psicossociais e perda da qualidade de vida e auto estima.
Qual a idade mínima para realizar a cirurgia?
O ideal é esperar o crescimento completo das orelhas, o que é obtido em torno dos 7 anos de idade. Mas é preciso levar em consideração que casos com comprometimento psicológico grave podem ser tratados mais precocemente.
As orelhas podem voltar à posição anterior?
Toda cartilagem possui uma característica definida como memória. A memória propicia à cartilagem a voltar para sua forma original. Embora seja raro, esta característica pode levar à perda do resultado cirúrgico, motivando uma revisão da cirurgia. Uma técnica cirúrgica adequada e o uso pós operatório das faixas geralmente garantem um bom resultado.