O procedimento
A cirurgia de aumento das panturrilhas consiste no implante de próteses de silicone para aumentar o volume e melhora do contorno desta região. Devido a características familiares, os pacientes apresentam pernas muito finas, gerando desconforto psicossocial e piora da qualidade de vida e auto estima.
Os principais objetivos da cirurgia de aumento da panturrilha são:
- Melhora do volume das panturrilhas
- Melhora do contorno das pernas
- Implante com volume adequado.
As próteses apresentam formato anatômico adequado à região, sendo posicionadas para mimetizar o aumento do músculo responsável pelo contorno dessa região, o gastrocnêmio.
Perguntas Frequentes
Pré-Operatório
Todos os exames pré-operatórios deverão ser realizados conforme a indicação de cada paciente. Existem medicações, como anticoagulantes, que devem ser suspensas. O jejum deve ser de no mínimo oito horas antes da cirurgia.
Pós-Operatório
No pós-operatório deverá ser respeitado repouso relativo. Durante este período, a paciente deverá tomar os seguintes cuidados:
- Realizar os curativos de acordo com o orientado
- Não carregar peso por 30 dias
- Manter abstinência sexual por, no mínimo, 15 dias.
Quais são as indicações?
As próteses de panturrilhas são indicadas em pacientes que apresentam pernas finas e sem contorno.
Como é realizada a cirurgia?
As próteses são posicionadas adjacentes ao músculo gastrocnêmio, abaixo de sua fáscia, que é uma fina camada protetora que o recobre.
Onde são posicionadas as cicatrizes?
As cicatrizes são posicionadas logo acima da panturrilha, na região atrás dos joelhos, ficando escondidas na dobra da articulação.
As próteses aparecem na pele?
O formato das próteses respeita a anatomia da região, evitando que o contorno fique artificial. Além disso, posicionar as próteses abaixo da fáscia (camada superficial protetora do músculo) propicia um isolamento maior da pele.