Após passar por uma cirurgia bariátrica, o paciente fica com um excedente de pele muito grande, afinal, ele foi submetido a uma perda considerável de tecidos repentinamente. Esse excesso de pele causa muito incômodo, tanto na autoestima do paciente, quanto na saúde, uma vez que essa pele está muito propensa a dermatites e feridas por atrito.
No entanto, a cirurgia pós bariátrica não é exatamente uma cirurgia, mas um conjunto de procedimentos que visa melhorar o aspecto e a saúde do paciente. Dentro desses procedimentos podem estar incluídos abdominoplastia, braquioplastia, cruroplastia e mamoplastia. Isso significa que não é simplesmente sair da cirurgia bariátrica e ir para a plástica, ou melhor para as plásticas.
Antes de tudo é necessário um planejamento cirúrgico meticuloso. O primeiro passo é eliminar, com dieta e exercícios, o excedente de gordura que não foi retirado na cirurgia bariátrica. Então, com o peso ideal, ele será submetido às cirurgias de remoção de pele.
Acontece que, na maioria dos casos, a quantidade de pele é grande, portanto, impossível de ser retirada de uma vez. Existem protocolos que determinam o tempo máximo que o paciente pode ficar sob procedimento, bem como a quantidade máxima de tecido a ser removido. Isso quer dizer que a cirurgia pós bariátrica, em geral, acontece em várias etapas.
Por isso, o importante é ter paciência e conversar com o seu cirurgião para traçar o melhor planejamento cirúrgico para o seu caso.
Depois de se submeter a uma redução do estômago (cirurgia bariátrica), algumas pessoas ficam com a autoestima abalada devido ao excesso de pele e a falta de contorno corporal resultantes do emagrecimento brusco.
Nesses casos, é importante considerar uma cirurgia de contorno corporal para eliminar a pele excedente e restaurar o tônus em regiões como coxas, braços, abdômen, glúteos e mamas. Trata-se de uma alternativa indicada na pós-bariátrica para aumentar a satisfação do paciente com o seu novo corpo e recuperar sua autoestima.
É pertinente ressaltar que a etapa de adaptação na pós-bariátrica exige não só o acompanhamento do gastrocirurgião, mas também de endocrinologistas, nutricionistas e psicólogos. Isto porque a cirurgia plástica de contorno corporal só pode ser realizada quando o paciente já tiver alcançado o equilíbrio metabólico, nutricional e emocional.
O Contorno Corporal pode ser realizado:
É possível realizar uma ou mais cirurgias, de acordo com o biotipo e a necessidade de cada paciente.