A rinoplastia, ou cirurgia plástica do nariz, é uma das cirurgias plásticas mais populares e é muito buscada tanto por homens quanto por mulheres. O principal foco do procedimento é a remodelação e harmonização nasal e facial, podendo, ainda, melhorar a respiração. A remodelação nasal pode ser feita na forma, tamanho, largura e ângulo do nariz.
Muitas pessoas procuram a rinoplastia sonhando em ter um nariz como o da Kate Middleton ou de Kim Kardashian, por exemplo. No entanto, possuir a estrutura nasal idêntica ao de um artista é, quase sempre, impossível. Isso porque cada pessoa possui características faciais únicas e a cirurgia visa harmonizar o nariz de acordo com suas particularidades étnicas e genéticas.
O procedimento visa deixar o nariz com o tamanho e formas mais harmônicas em relação à estrutura facial do paciente. Isso não quer dizer necessariamente aumentar ou diminuir, mas também modelar. Portanto, para cada tipo de nariz um procedimento é indicado. Veja abaixo quais os tipos de narizes mais comuns:
Tem pontas longas e narinas maiores.
Narizes excessivamente pequenos em comprimento e largura
A diferença entre o nariz longo para o grande é que no caso do longo apenas a ponta do nariz se alonga, enquanto as outras estruturas são desproporcionalmente menores.
A ponta do nariz é desproporcionalmente mais curta do que as estruturas nasais.
Ele não tem curvatura no centro e sua ponta é afinada.
O nariz faz uma espécie de parábola curvando-se para cima
Nariz grande com a ponta voltada para baixo, assemelhando-se a um bico
Narizes com uma curvatura na parte de cima do nariz
Esse tipo de nariz se caracteriza por uma deformidade na ponta.
Geralmente são pequenos e de ponta arredondada, voltadas levemente para cima.
Pela protuberância na ponta, ele se assemelha com o longo, no entanto ele afina na parte final.
Ele tem a forma arredondada tanto nas laterais quanto nas pontas.
Narizes curtos, de ponta arredondada e narinas largas.
É um nariz longo com narinas largas e base grande.
Apesar de a rinoplastia ser um procedimento muito procurado por pacientes de ambos os sexos, o nariz de homens e mulheres tem aspectos muito diferentes. O nariz é uma parte importante do rosto e sua forma tem de se adequar à face. Assim, os narizes femininos são mais delicados, finos e com as pontas arredondas, enquanto os dos homens, mais grosseiros e lineares.
Quando se fala em rinoplastia estética, em geral, as pessoas pensam na diminuição ou afinamento do nariz, objetivos muito buscados na rinoplastia feminina. Ao fazer isso, no entanto, as pessoas desconsideram as diferenças naturais entre os traços masculinos e femininos. A operação de nariz para homens, muitas vezes, consiste justamente em alargar as cavidades nasais e projetar o nariz.
Essa projeção nasal é feita através de enxertos, que pode ser feito em silicone, medpore (um material artificial), ou através de cartilagem do próprio corpo, retirado de uma área doadora.
A tecnologia está chegando à Cirurgia Plástica. Um dos avanços importantes que prometem revolucionar a plástica é o uso da Realidade Virtual para que o paciente possa prever o resultado da operação, tal como já é feito em alguns casos de Rinoplastia. Porém, é importante entender que uma simulação não corresponde totalmente à realidade.
Toda cirurgia envolve riscos, e, por mais que seu médico seja extremamente competente, às vezes pode dar errado. Na rinoplastia as maiores razões de insucesso são:
No entanto, existem formas de minimizar as chances de algo dar errado, para tanto é preciso sintonia fina entre médico e paciente, por isso tome certas precauções:
Você certamente já deve ter ouvido falar em rinoplastia aberta e fechada. Os termos tratam de técnicas distintas para se operar o nariz. Na Rinoplastia fechada, maneira mais antiga do procedimento, a cirurgia é feita pela parte interna do nariz, sem que o cirurgião veja exatamente a estrutura que está sendo mudada. Na técnica aberta, o cirurgião deixa o nariz interno exposto e opera direto na estrutura nasal. Veja as vantagens de cada uma delas:
A rinoplastia, além da questão estética pode corrigir alguns problemas funcionais, trazendo benefícios à saúde do paciente e o auxiliando a respirar melhor.
No entanto, não são todos os males do nariz que são corrigidos com a Rinoplastia, e isso gera algumas dúvidas. Uma doença muito comum, a rinite, por exemplo, não pode ser curada com essa cirurgia. Aliás, pacientes com rinite devem comunicar ao médico antes da Rinoplastia. Isso porque a rinite não é um problema estrutural do nariz, mas sim um processo alérgico.
Por outro lado, desvios de septo, adenoide e outros problemas respiratórios relativos às estruturas nasais são corrigidos na rinoplastia.
Estética, alterações do crescimento, traumatismos, doenças que modificam o formato do nariz e problemas respiratórios, são vários os motivos que levam à rinoplastia. Por ser um procedimento delicado e minucioso, os pacientes devem saber com precisão o que desejam mudar no nariz para descrever ao seu cirurgião, de maneira objetiva, as alterações que gostariam de fazer. Ainda assim, não é incomum a insatisfação após a rinoplastia. Cerca de 20% dos pacientes solicitam a correção de sequelas dessa cirurgia para obtenção de um resultado que não tenha sido alcançado na primeira vez, o que é chamado de rinoplastia secundária.
Os principais motivos para a rinoplastia secundária são: simetria da ponta nasal, obstrução nas narinas, cicatrização anormal, maus cuidados no pós-operatório e o envelhecimento com “novas” alterações no nariz. É importante, porém, que ela seja feita por cirurgiões altamente habilitados. Qualquer tentativa de reparo, quando mal realizada, pode comprometer ainda mais um resultado que já está insuficiente.