Algumas gordurinhas são simplesmente impossíveis de se remover, mesmo com dietas e abdominais. Para esses casos se faz o procedimento de lipoaspiração, em que se retira pequenas quantidades de gordura do corpo, através de cânulas.
O procedimento, é reconhecido pela SBCP e regulamentado pelo CFM, que impõe uma série de normas. Qualquer nome para além de lipoaspiração, não é reconhecido e são simplesmente variações da mesma técnica, com nomes comerciais.
As outras variantes, muitas vezes, são feitas com anestesia local, por isso o volume de gordura a ser retirado é bem menor. Além disso, usa-se técnicas não infiltrativas de lipoaspiração, tais como ultrassonografia, para facilitar a retirada de gordura.
Até aí, tudo bem. No entanto, é preciso prestar atenção com aqueles que usam desse nome comercial para burlar as normas. Isso porque a lipoaspiração, conforme o Conselho Federal de Medicina, as cirurgias de lipoaspiração devem ser feitas por um cirurgião (todos os cirurgiões plásticos da SBCP têm residência em cirurgia geral e plástica), em ambiente clínico, com recursos para atender quaisquer problemas vindos da cirurgia.
No entanto, como o CFM trata apenas da lipoaspiração, muita gente alega que as “outras formas de lipo” não precisam seguir esses critérios.
Por isso, preste atenção: qualquer lipo deve ser feita por um cirurgião plástico da SBCP.