A rinoplastia, ou cirurgia de nariz, é uma das cirurgias plásticas mais comuns. Entre os homens, por exemplo, ela só fica atrás da lipoaspiração. Esse procedimento é muito comentado e, por isso, acaba por gerar muitas dúvidas, algumas amplamente discutidas.
Uma das questões mais comuns colocadas pelos pacientes e discutida pelos cirurgiões é com relação às expectativas dos pacientes. Muitos buscam na cirurgia ter um nariz de um famoso, o que não é possível, afinal é preciso respeitar as características anatômicas no nariz. E aqui entra a primeira coisa que não te disseram.
A rinoplastia é um procedimento cirúrgico que visa deixar o nariz com o tamanho e formas mais harmônicas com relação à estrutura facial do paciente. Isso não quer dizer necessariamente aumentar ou diminuir, mas também modelar e para cada tipo de nariz um procedimento é indicado e existem, por assim dizer, tipos de narizes definidos anatomicamente e com características bem determinadas:
A segunda coisa que não te contaram é que a rinoplastia pode, e muito, ajudar o paciente na respiração. Isso porque ela corrige o desvio de septo. O desvio do septo é uma alteração funcional que prejudica a respiração. Como o próprio nome indica, trata-se de um deslocamento na divisão ósseo-cartilaginosa que forma as narinas. Aliás, muitos dos respiratórios causados pelas estruturas nasais podem ser corrigidos durante a rinoplastia.
No entanto, é preciso ter em mente que são apenas os problemas referente às estruturas nasais. Alguns problemas respiratórios, inclusive, impossibilitam ou dificultam a realização do procedimento. Pacientes com rinite, por exemplo, devem evitar a Rinoplastia.
Outra coisa que não te contaram sobre a rinoplastia é que existe diferentes técnicas para a sua realização. As mais difundidas são a rinoplastia fechada e aberta. Na fechada, maneira mais antiga do procedimento, a cirurgia era feita pela parte interna do nariz, sem que o cirurgião veja exatamente a estrutura que está sendo mudada. As principais vantagens dessa técnica são:
Na técnica aberta, o cirurgião deixa o nariz interno exposto e opera direto na estrutura nasal. As principais vantagens dessa técnica são:
Converse com seu cirurgião, não se submeta a nenhum procedimento antes de sanar todas as suas dúvidas. Para saber mais sobre o procedimento, acesse www.felipepatrus.com.br/rinoplastia