Quando o verão se aproxima, muita gente se lembra do corpo e quer correr atrás do tempo perdido. No entanto, depois de pesquisar um pouco, a dúvida surge: será que posso fazer uma plástica no verão?
Essa dúvida acaba sendo pertinente. Afinal, você, certamente, já ouviu alguém dizer que a melhor época para se fazer uma cirurgia plástica é no inverno. O inverno, de fato, oferece algumas vantagens consideráveis, sobretudo na recuperação.
Mas, no Brasil, isso não tem sido empecilho para fazer um procedimento. É justamente nos meses de verão que as pessoas mais procuram os consultórios de cirurgia plástica, um aumento de até 50%, segundo a SBCP (Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica).
O calor facilita a formação de hematomas, aumenta o desconforto ao usar da cinta, e a retenção de líquidos. Mas tudo isso pode ser superado de diversas maneiras, principalmente com atenção redobrada no pós-operatório. Além disso, a exposição solar é terminantemente proibida em qualquer época do ano, na mesma medida em que o repouso e consumo de líquidos é essencial em todas as estações.
Apesar disso tudo o aumento significativo de cirurgias do verão não é surpresa. Por mais que inverno proporcione algumas condições favoráveis à cirurgia, operar no verão também apresenta vantagens muito significativas.
Isso porque, à despeito das vantagens climáticas do frio no pós-operatório, o principal fator para uma recuperação bem-sucedida é o tempo, e não o clima. Sim, o tempo disponível para a recuperação é fundamental para o sucesso de sua cirurgia.
Em geral, o tempo disponível no verão é maior, portanto, se você seguir corretamente as orientações médicas, as chances de sucesso da cirurgia são tão boas ou melhores do que no inverno. A melhor época para se fazer uma cirurgia plástica não é inverno ou verão, mas sim quando o paciente tiver o maior tempo livre disponível para repousar na recuperação.