Plástica e adolescência sempre foi tema de muita polêmica e discussão. Nos últimos anos o número de Cirurgias Plásticas realizadas em adolescentes (entre 14 e 18 anos) mais do que dobrou. E a pergunta que vem à tona é: existe uma idade mínima para fazer cirurgia plástica?
Ao contrário do que se possa pensar, não há idade mínima para realização de uma cirurgia plástica. No entanto, é essencial que se observe o desenvolvimento do corpo do paciente. Isto é, pacientes em fase de crescimento não devem ser operados, pois os resultados pós-cirúrgicos podem ser afetados, bem como o processo de crescimento. Isto é, para plásticas com fins estéticos, o adolescente, apesar da idade precisa ser fisiologicamente adulto.
Mesmo cirurgias que não são meramente estéticas, como a ginecomastia, exige que o corpo esteja desenvolvido, uma vez que ela pode desaparecer espontaneamente no fim da adolescência. Além disso, é preciso descartar quaisquer causas hormonais ou glandulares para o problema, pois nesses casos é preciso consultar também o endocrinologista.
Portanto, pais, médico e paciente devem ter uma relação bem transparente e conversar muito a respeito do procedimento, seja ele qual for.