No inverno a busca por Cirurgias Plásticas aumenta consideravelmente. Para se ter uma ideia, segundo pesquisa do site Globo.com, realizada em 2014, a procura por Cirurgias Plásticas aumenta em até 50% no inverno. Uma das razões para essa grande procura no inverno é o fato de ser muito falado que essa época do ano é mais vantajosa para se realizar procedimentos cirúrgicos.
Diferentemente de muitas das coisas que são ditas por aí sobre Cirurgia Plástica, isso não é mito. De fato, realizar Cirurgia Plástica nas épocas mais frias é realmente mais vantajoso. O primeiro motivo é a menor incidência de sol, um dos principais inimigos do pós-operatório e da cicatrização. Além disso, no inverno existe uma tendência menor de inchaço, pois no verão, com a maior perda de líquidos e maior necessidade de hidratação, o corpo tende a reter mais líquidos.
Existe também um fator psicológico. No verão, muitas vezes, o paciente apressa o pós-operatório, querendo ir logo aproveitar o verão e mostrar os resultados da cirurgia. O inverno sugere mais repouso e os pacientes costumam ter mais paciência para observar os resultados. Além disso, assim como Janeiro, muita gente aproveita as férias de Julho para ter o tempo de repouso adequado para a recuperação.
A tendência é que no inverno as pessoas busquem cirurgias mais complexas e de resultados menos imediatos, para serem “exibidas” no verão seguinte, aproveitando para ter uma recuperação mais espaçada e tranquila. Veja abaixo as 5 cirurgias plásticas mais procuradas no inverno:
A cirurgia para retirada de gordura localizada é uma das mais procuradas no inverno. Os seus resultados não são tão imediatos e o pós-operatório é longo e, até pelo uso da cinta, bem mais confortável em épocas frias.
É uma cirurgia de recuperação rápida, mas, no inverno, além do pós-operatório mais confortável, a paciente costuma ter mais parcimônia ao voltar às suas atividades. Não são raros os casos de pacientes recém-operadas terem algumas complicações por quererem aproveitar o verão antes da hora.
A principal vantagem do lifting no inverno é a menor agressão do sol à pele. Para se ter uma ideia, mesmo no inverno são necessários 30 dias evitando ao máximo a exposição solar e sempre usando o protetor. Além disso, os tratamentos de pele em geral são mais eficazes nessa época do ano.
A mesma regra da cirurgia de face vale para a das pálpebras. A menor incidência solar facilita muito o pós-operatório uma vez que sol durante 30 dias após uma Blefaroplastia está vetado.
A cirurgia de remoção de flacidez e reforço dos músculos abdominais também é muito buscada no inverno. Além do pós-operatório mais confortável e da menor pressa da recuperação, fazer essa cirurgia no inverno é conveniente pela menor incidência solar, pelo fato de se pedir uma rotina de exercícios – muito mais exaustivos no verão – e da necessidade de proteção da pele, que é bem mais castigada nas estações mais quentes do ano.