As Cirurgias Plásticas estão cada vez mais modernas e seguras, entretanto ainda se trata de uma cirurgia, um procedimento invasivo e, portanto, exige pós-operatório criterioso, período de recuperação, repouso e às vezes até internação.
A internação, dos procedimentos pós-operatórios, é justamente é o que levanta mais dúvidas entre os pacientes de Cirurgia Plástica: toda cirurgia plástica exige internação? Quais os procedimentos em que é necessária a internação? Qual o período dessa internação?
Em verdade, a priori, toda cirurgia exige um período internação mínimo, o que não significa, necessariamente, passar a noite no hospital. Muitos dos procedimentos exigem períodos de internação de apenas 12 horas, outros, até menos. Contudo, devido às peculiaridades do paciente, ou mesmo do transcorrer da cirurgia essa internação possa ser prorrogada e maiores cuidados podem ser exigidos.
De toda forma, quanto mais complexo for o procedimento, maior o período exigido de internação. Nos procedimentos menos complicados, no geral, o fator determinante para o tempo de liberação é o tempo de recuperação da anestesia. Ainda assim, independentemente do procedimento, se for aplicada a anestesia geral, o paciente precisa ficar ao menos 24 horas internado.
Veja as médias dos períodos de internação para cada procedimento: