O Zika vírus tem atormentado à comunidade médica e a população. Anteriormente, a maior preocupação era entre as mulheres grávidas, pois a doença Zica em mulheres grávidas pode causar a microcefalia nos bebês.
O vírus Zika, causador da doença Zica, é comumente transmitido por mosquitos, como o Aedes Aegipty (famoso pela transmissão da dengue e da febre amarela), no entanto, outras formas de transmissão estão sendo descobertas. Hoje já se sabe, por exemplo, que ele pode ser transmitido até sexualmente.
A melhor maneira de evitar a doença é a prevenção contra o mosquito e, evidentemente, a prática de sexo seguro. Além de causar microcefalia nos bebês se a mãe tiver a doença durante a gestação, a Zica também causa conjuntivite, febre alta, dor nas articulações, dor no corpo, dor de cabeça, hipersensibilidade nos olhos, manchas vermelhas, cansaço físico e mental. Algumas dicas para evitar a Zica e ter uma gestação sem problemas:
Se sua casa tem grande incidência de mosquitos, coloque telas protetoras nas janelas e portas.
Quando sair de casa, use repelente nas áreas expostas. O repelente anti aedes aegipty são os que contém icaridina, que não são agressivos às gestantes e bebês.
Use roupas de mangas cumpridas, bem como calças. No verão é difícil, entretanto busque roupas leves que cubram os braços e as pernas.
Evite proliferação do mosquito: retire o excesso de água nos vasos de planta, não acumule entulho e limpe o reservatório de água da geladeira periodicamente.
O melhor remédio é sempre a prevenção.